sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O tabernáculo caído.

O Tabernaculo caído.


Gostaria de fazer um paralelo entre o texto de Atos 15:16 e Amós 9:11; Em Atos as palavras de Tiago estão dentro do contexto do concílio de Jerusalém, enfatizando a necessidade de se estabelecer procedimentos na vida cristã, no caso, dos gentios em relação aos judeus, pois havia um descontentamento dos judeus, pois os gentios não observavam as tradições do judaísmo, mas Tiago tomou a posição de não impor as regras do judaísmo aos gentios, declarando que isto era o que havia sido profetizado pelo profeta Amós, ou seja, a conversão dos gentios era uma ação restauradora de Deus naqueles que estavam aceitando a Cristo, mesmo sem observar as tradições judaicas. Em Amós, observamos o profeta estabelecendo um juízo de Deus a Israel pela sua corrupção espiritual, não muito diferente dos dias de Jesus, quando Ele começou o seu ministério, mas nos últimos versículos do capitulo 9, nos aponta para uma restauração, a tenda caída de Davi, brechas reparadas, restauração da cidade e etc... Amós aponta para a restauração do povo de Israel, para que o restante dos povos sirvam a Deus e o busquem (Am. 9:12).
Se em Amós havia uma corrupção espiritual, onde tudo era praticado a partir de uma religiosidade, onde o povo confessava a Deus com os lábios mas o coração estava distante, onde havia o ritualismo de sacrificar a Deus, como mencionei anteriormente, no tempo de Jesus as coisas estavam da mesma forma, os mesmos ritos, os mesmos legalismo, enfim, havia uma degeneração espiritual muito grande, sendo necessária uma intervenção divina para a restauração do propósito de Deus. Então Amós profetiza um tempo de restauração onde Deus restauraria a tenda caída de Davi, este é o ponto central deste assunto, O que é a tenda caída de Davi? Os dois textos apontam para um único objetivo, a tenda de Davi. Mas o que tem haver a conversão dos gentios com a tenda caída de Davi? Este assunto é um assunto muito complexo, embora possa estar claro na nossa mente , muitas vezes é difícil de explicá-lo a partir de um texto, mas quero salientar que há uma grande necessidade de absorvermos este conhecimento, porque ele faz parte do que estamos vivendo, vou explicar:

A tenda caída de Davi, ela figuradamente aponta para um tempo onde não necessitaríamos de ritos, mediadores e alguma forma legalista de chegar a Deus. Por isso devemos lembrar que Davi após trazer a Arca, que simbolizava a presença de Deus para Jerusalém (2Sm 6), construiu uma tenda.
Observe isto, qual a diferença da tenda de Davi, para o tabernáculo de Moisés? Na sua construção. Enquanto que no tabernaculo que Moisés construiu segundo as ordenanças de Deus, este tabernaculo, limitava o povo de estar na presença da arca quando da manifestação do poder de Deus, somente os sacerdotes poderiam ministrar pelo povo diante da arca, mas na tenda de Davi, a arca ficava diante do povo, pois não encontramos nenhuma narrativa bíblica estabelecendo isto, pelo contrario, enfatiza todo o povo juntamente com Davi oferecendo sacrifícios, e participando do que foi oferecido no holocausto (2Sm 6:19).
É aqui que vejo a diferença, não havia separações, impedimentos e liturgias que pudessem trazer uma diferenciação entre as pessoas que quisessem servir a Deus.
Então a tenda Caída de Davi, ela representa um conjunto ações de Deus sobre Israel e os demais povos da terra, aponta para uma restauração espiritual do povo judeu onde a salvação que estava baseada na lei, agora através de Jesus esta alicerçada na graça, uma restauração a partir de uma nova e eterna aliança.

Concluo dizendo que compreendo ser a restauração da tenda caída de Davi, uma manifestação poderosa de Deus na vida de todo aquele que se chegar a Ele, independente se sua nacionalidade, cor e classe, mas a partir de um coração puro, santo e temente a Deus, que tenha seu caráter forjado em Cristo, capaz de viver uma vida de autenticidade do evangelho, colocando-se no propósito de Deus, para o estabelecimento do Seu reino. Vivendo uma vida sem os vícios de um cristianismo carregado de liturgias e legalismo, praticas que não tem o poder de refrear o pecado (Cl. 2:20-23), mas vidas que se dispõe a servir a Deus, amando o seu próximo como a si mesmo, que investe no reino, que seja capaz de negar a si mesmo, para viver segundo a vontade de Deus, é a manifestação do poder de Deus em nossas vidas, sendo cada um de nós usados com toda autoridade que há no nome de Jesus.
Estamos vivendo este tempo de restauração, judeus se convertendo, mulçumanos se convertendo, enfim Deus esta atingindo pessoas que a igreja do passado recente não acreditaria que seriam alcançados, mas Deus tem um propósito de alcançar o mundo, e Deus esta levantando a tenda caída de Davi, e você faz parte desta geração, não fique só olhando e esperando um avivamento, pois ele já chegou, e o avivamento esta dentro de você, se você não clamar as pedras clamarão, levante-se seja restaurado, no teu caráter, personalidade, na alma e no espírito, seja um adorador, busque ao Senhor, se coloque na brecha, pois este é o tempo de Deus, é o que os antigos profetizaram, Deus levantaria a tenda caída de Davi, e ela esta se erguendo, através de um povo que o adora e o serve não de boca mas de coração.
A restauração da tenda caída de Davi, eu acredito, faz parte do que em Atos 3:21 é salientada por Pedro, restauração de todas as coisas para que os Céus não o retenha mais, ele estava falando da volta de Jesus.
Continuaremos falando, em outra oportunidade, sobre a restauração de Israel.

Continua...

José Carlos, pr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário