sexta-feira, 10 de julho de 2009

A Batalha espiritual e suas vestimentas



Acredito que todo cristão já tem muito claro em sua mente que quando ele recebeu Jesus em seu coração entrou em uma batalha espiritual contra os principados, potestades, dominadores deste mundo tenebroso e hostes espirituais da maldade. Todo cristão sem exceção é chamado a batalhar diligentemente contra as milícias espirituais da maldade patrocinada pelo inimigo numero um de Deus, satanás. Este foi o apelo do apostolo Paulo aos Efésios para que os cristãos pudessem estar atentos quanto às astutas ciladas do diabo e para isso de forma figurada traz uma condição impositiva quando ele diz, “tomai" (Ef. 6:13), ou seja, ele não da uma sugestão, mas destaca como uma necessidade de todo cristão tomar da armadura de Deus, para poder resistir no dia mal.
Paulo conhecedor da forma que se vestiam os soldados para a guerra, transpôs isto para a igreja de Efésios, pois Paulo tinha a devida ciência de que satanás nos ataca em áreas vitais da nossa vida, e as vestimentas eram confeccionadas de forma a proteger áreas vitais dos soldados. Então desta forma, Paulo define uma vestimenta espiritual comparando-a as vestimentas dos soldados que iam para guerra, especialmente os romanos.
Gostaria de destacar a importância desta vestimenta no cristão, e a sua real função, pois esta vestimenta é espiritual, não é física e portanto ela esta condicionada a nossa atitude, ou seja, a armadura esta relacionada as nossas ações como veremos a seguir.


1- Capacete da Salvação (Ef. 6:17a):
Observando o texto identificamos que Paulo estabeleceu a ordem da vestimenta da forma original que se vestia um soldado, pois o capacete era a ultima peça de defesa a ser vestida, ou colocada, mas como sabemos que Paulo estava falando de forma figurativa podemos alterar a ordem desta vestimenta e começarmos pelo capacete da salvação. Por quê?
Porque entendo que o capacete da salvação representa a proteção da nossa mente, pois esta é a área de maior atuação do diabo, alguns escritores cristãos definem a nossa mente como o maior campo de batalha, e eu acredito nisto, porque tudo é definido pela nossa mente, e é em nossa mente que o diabo vai tentar nos persuadir a desistirmos do propósito de Deus em nossas vidas, é em nossa mente que satanás ira soprar suas mentiras sobre nós, sobre as outras pessoas e até sobre Deus. Por isso considero esta parte da armadura a mais importante e que poderá fazer a diferença diante da batalha diária que enfrentamos, pois como declarou Paulo: depois de termos feito tudo, permanecer firme (Ef.6:13).
A função de um capacete nós sabemos que é proteger a cabeça, mas qual seria a função do capacete da salvação? O que representa este capacete da salvação?
Primeiro eu destacaria a nossa condição de salvo, ou seja, uma convicção plena de nossa salvação em Cristo Jesus, a certeza da efetuação do poder regenerador do Espírito Santo em nossas vidas, que nos molda a um caráter segundo Cristo. Quando alguém nos pergunta: se Jesus voltasse agora você iria com Ele? Essa pergunta para os que estão vestidos com o capacete da salvação deve ser respondida positivamente com prontidão, mas se houver dúvida na resposta é sinal de uma mente desprotegida, suscetível aos ataques do diabo. Quando ministramos libertação individual, a primeira pergunta que fazemos à pessoa é se ela tem certeza da sua salvação se a resposta for negativa não podemos ministrá-la, pois a libertação só ocorre para aqueles que reconhecem sua posição em Deus, através de Jesus.
Em segundo a nossa condição de salvo nos remete para uma posição de filho, Rm 8:15 e 16 nos mostra que recebemos o Espírito de adoção e que o mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus, aqui não existe dúvida quanto a nossa posição em Deus, somos filhos de Deus e pronto, e o capacete da salvação atua também neste sentido nos dando a certeza desta nossa condição em Deus. Em quem o diabo lançaria com maior facilidade suas setas? Naqueles que tem dúvida da sua condição em Deus.
Então o capacete da salvação estabelece em primeiro lugar nossa convicção da salvação e em segundo lugar nossa posição em Deus. Agora só conseguimos exercer estes princípios pela fé. 1ª João 5:4 e18 nos declara que quem é nascido de Deus não peca e o maligno não lhe toca e que vence o mundo pela fé, e sabemos que quando a bíblia fala em mundo esta falando em um sistema maligno arquitetado pelo diabo a fim de afetar a mente dos filhos de Deus. Mas quando estou vestido com o capacete da salvação será bem mais difícil o diabo me atingir na mente.
Vimos então que o capacete da salvação tem uma função especifica de proteger a mente, mas a sua função só é exitosa quando aplicado os princípios acima destacados, nossa salvação e posição em Deus, desta forma nossa mente se torna protegida dos ataques do diabo, o capacete da salvação não significa isenção da guerra, mas proteção na guerra.
O capacete da salvação é uma vestimenta que nos protege de determinadas armas do inimigo, estas usadas para afetar a nossa mente como veremos a seguir:


A) A síndrome do não vou conseguir e do eu não posso: Fl. 4:13 declara que podemos todas as coisas em Cristo que nos fortalece. Uma das artimanhas do diabo é colocar na mente das pessoas, complexos de inferioridade, onde se declaram incapazes diante dos desafios estabelecidos pela vida, seja ela material, sentimental, familiar e espiritual. A bíblia declara em Rm.8:37, "que somos mais que vencedores em todas essas coisas". Que coisas o apostolo Paulo se referia? Seriam circunstancias que não teriam o poder de afetar o nosso relacionamento com Deus ou nos separar do amor de Deus como: a tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo e a espada. Diante de uma circunstancia desta, somente alguém plenamente convicto da sua condição em Deus para não se sentir abandonado por Deus e dar vazão aos sentimentos de que "não consegui e que não pode". Para nós que vestimos o capacete da salvação temos a convicção e a certeza que somos filhos de Deus, e o que estiver diante de nós para realizarmos, faremos com êxito. No livro de Números no capitulo 13 Deus manda Moisés chamar doze príncipes, um de cada tribo de Israel, para espiarem a terra de Canaã e de lá trazerem um relatório de como era a terra. Quando retornaram não vieram somente com um relatório, mas com uma opinião formada. Dez daqueles homens declararam que não adiantaria tentar tomar aquela terra, porque os homens daquela terra eram gigantes e Israel seria devorado como pão por aqueles gigantes. Apesar de dois príncipes estarem firmados na promessa, o povo todo foi contagiado pela opinião de dez dos príncipes que diziam: “desistamos da terra”, não vamos conseguir, não podemos com aqueles gigantes. Por causa desta atitude, aquela geração pereceu no deserto, somente Josué e Calebe entraram na terra prometida porque estavam com suas mentes firmadas na promessa de que aquela terra eram deles, como eles disseram "vamos e a possuamos”, Deus nos deu esta terra ela é nossa. Vimos um exemplo de pessoas que deixaram suas mentes vulneráveis e não alcançaram a promessa de Deus para suas vidas. O diabo tem atacado a mente dos cristãos com palavras de desencorajamento e de desmotivação, porque ele sabe se colocar estes pensamentos no povo de Deus e assimilar isto como uma verdade, ele estará travando o avanço do evangelho. Quantas pessoas que eu e você conhecemos que tem um grande potencial dentro do reino de Deus e estagnaram, pessoas que desistiram dos seus casamentos porque acharam que não iriam conseguir, quantos desistiram de um emprego porque diziam eu não posso.
São muitas as situações que nos cercam, e uma delas é esta: “eu não consigo ou eu não posso”, estejamos com o capacete da salvação para rejeitarmos estas palavras malignas.


B) A síndrome da perseguição: Uma das coisas que tem afetado a mente das pessoas é a mania de perseguição. Um bom exemplo disto é quando a pessoa com esta mania se depara com duas pessoas conversando, a primeira impressão que ela tem é: "estão tramando contra mim", e também se em uma outra situação esta pessoa for confrontada em suas opiniões, mesmo em uma mesa redonda, esta pessoa se sentira perseguida. Uma das características das pessoas com a mania de perseguição é seu isolamento das outras pessoas, principalmente se ela esta em um ambiente com muitas pessoas, sempre os outros tem que lhe procurar para cumprimentá-la e se isto não ocorre, sempre fica com a sensação de que as pessoas não gostam dela, ou não lhe dão a devida importância.
Esta é uma forma do diabo trabalhar na mente das pessoas, ele ataca nestas situações deixando a pessoa vulnerável nos relacionamentos, existe uma investida muito grande do diabo para manter a pessoa presa a esta situação, pois fará com que a pessoa jamais avance nos relacionamentos e estima, pois sempre se sentira perseguida, rejeitada e ofendida. Muitas vezes nos deparamos com pessoas assim, elas se deixam dominar por pensamentos de inferioridade ao ponto de se excluírem totalmente do propósito de Deus em suas vidas.


C) O orgulho: Este sentimento é um dos maiores fatores de destruição do homem, por causa deste sentimento relacionamentos dos mais diversos são desfeitos, pela incapacidade que o orgulho produz de reconhecermos nossos erros e aceitar a fraqueza do próximo. Em provérbios 15:16 declara que: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda".
A soberba e a altivez são coadjuvantes do orgulho, produzindo um bloqueio na mente da pessoa ao ponto desta pessoa ser incapaz de aceitar seus limites, respeitar autoridades e se submeter à liderança. O diabo tem uma legalidade das mais fortes em uma pessoa que age desta forma, pois a queda do diabo se deu pelo sentimento do orgulho, querendo tomar a posição de Deus. Então ele pega uma pessoa que esta com a sua mente desprotegida e começa a trabalhar no ego desta pessoa com suas mentiras do tipo: Você sabe fazer melhor, se você não fizer ninguém vai fazer, se você não for ninguém vai ir e etc.
Estas pessoas infelizmente mais desagregam do que agregam, são pessoas que ferem os outros sem sentir, não reconhecem sua incapacidade de se relacionar com os outros em um nível saudável e são intransigentes em relação ao próximo.


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário