domingo, 18 de outubro de 2009

O inigualável amor de Deus

O inigualável amor de Deus
João 3:16 - Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Todo homem em dado momento da sua vida será confrontado com a sua real condição de vida como diz em Rm. 3:23, que todos pecaram e carecem da glória de Deus. O pecado gera morte, mas o presente de Deus nos dá a vida eterna, (Rm. 6:23) “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”.
Mas o que é pecado? A verdadeira definição para pecado é desagradar a Deus, errar o alvo, o que nos torna incapazes de receber o favor de Deus.
O simples fato de uma pessoa dizer que acredita em Deus não lhe dá o direito da vida eterna (Mt. 7:21) "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus”, por isso temos a necessidade de conhecer o plano de salvação de Deus para o homem e se existe um plano de salvação, isto indica que existe alguém em perigo.
Todo o projeto de Deus em relação ao homem consiste em torná-lo novamente para Si, é o que nos mostra João 3:16 e é importante compreender isto porque você pode estar em perigo.
1. Deus amou o mundo: A definição do amor de Deus aqui é ágape, um amor inigualável, incondicional, um amor imensurável, um amor que não olha para os defeitos, para negligência e rejeição. O amor de Deus venceu a iniqüidade, independentemente da sua condição Deus o ama e provou seu amor dando o seu filho.
2. De tal forma, de tal maneira: Deus voltou sua atenção para a realidade da humanidade, Deus sabia que ninguém se salvaria e que ninguém conseguiria pela sua capacidade ou mérito tornar-se para Deus.
3. Deus deu: Foi um ato de doação, de entrega. Em que Deus primeiro agiu na direção do homem, ou seja, partiu de Deus o querer se relacionar com o homem.
4. Seu único filho: Deus abriu mão do que tinha de mais importante, o que de melhor ele tinha (Rm 5:8) ”Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores” Ele havia jurado por ele mesmo (Gn. 22:16; Hb. 6:13), se Abraão não negou seu único filho quanto mais Deus.
5. O que Nele crer: A palavra crer não é só no sentido de acreditar e de ter uma crença, mas uma atitude. O crer aqui é “pisteuôn” (Gr transliterado) que origina da palavra grega “pistis” que traduzimos por fidelidade, ou seja, uma atitude de confiança plena. Crer é confiar somente Nele, crer é ser fiel a Ele.
6. Não pereça: A humanidade esta perecendo sem Deus, ela esta sendo destruída não somente no sentido físico (doenças, pestes e guerras), mas principalmente no seu estado espiritual. Satanás conseguiu corromper a espiritualidade do homem através do engano, falsas religiões e cegueira espiritual (2Co.:4) ”O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”.
7. Mas tenha a vida eterna: Deus criou o homem para a eternidade, e a diferença entre vida eterna e morte eterna é: Estar para sempre com Deus ou para sempre longe de Deus. O pecado gerou a morte física e espiritual. O grande erro é pensar que a morte é o fim de tudo, mas a morte é apenas o começo da tua eternidade com Deus ou uma eternidade sem Deus. Os teus atos aqui em vida na terra lhe darão a definição exata do que você viverá na eternidade. Mas o desejo de Deus é que todos os homens sejam salvos e vivam para sempre ao Seu lado.

José Carlos, pr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário